terça-feira, 23 de novembro de 2010

vol 2 Transmídias

Narrativa transmidiática e humor

A narrativa transmidiática é uma referência ao surgimento de uma nova estética que responde à convergência das mídias, exigindo mais de seus consumidores e das comunidades ativas de conhecimento. Esse tipo de narrativa está intimamente ligada à criação de um universo ficcional, no qual seja possível viver uma experiência plena, em que os consumidores assumam diferentes papéis e persigam a história por diversos meios, compartilhando ou comparando suas observações com as de outros fãs, o que asseguraria uma experiência de entretenimento mais rica.

Websódios também são alternativas para descrever melhor algumas personagens por meio de flashbacks ou mesmo para divulgação da série. Isso é importante, pois é um indicador da tendência de utilização e também de criação de conteúdo para diferentes mídias para tratar de um mesmo universo/tema. A série The Office apostou nos websódios para atingir ainda mais o seu target com a utilização de novas mídias.

Outra série de humor que teve sua origem baseada no dinamismo da forma com que o internauta interage com sites em busca de notícias e vídeos foi o programa "The Daily Show With Jon Stewart: Global Edition", criado em 1996 e ganhador de diversos "Emmy", é um "fake journalism" que trata as notícias com questionamentos sagazes e irônicos sobre as notícias diárias apresentadas ao público americano. O programa é dividido em duas partes, na primeira, Jon Stewart, o apresentador do programa, faz uma análise crítica das notícias, com correspondentes "falsos" ou quase verdadeiros, na segunda parte, ele apresenta um talk-show, sem se importar em mediar ou esconder suas opiniões em relação a qualquer assunto, segundo o jornalista Caio Blinder, Stewart "é um superobservador dos absurdos da realidade, um implacável demolidor".

FONTE: http://ietv.org.br/v3/index.php?sub=pensartv

Nenhum comentário: